quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A GESTALT




A psicologia da Gestalt é uma idéia, uma tendência teórica mais coerente e coesa. Seu principal objetivo, buscado por seus articuladores, é uma boa base metodológica para dar fundamento à consistência teórica. O seu significado não é traduzido pelo fato de não corresponder ao seu verdadeiro significado na sua língua, o alemão.
    Aqueles que podem ser considerados os principais nomes da psicologia Gestalt são o físico Ernet Mach e o psicólogo e filósofo Christian Von ehrenfels. Eles iniciaram o estudo pela percepção e sensação do movimento.
    A percepção é o tema central dessa teoria. No consentimento do gestaltistas, o processo de percepção encontra-se entre o estímulo do meio e a resposta do individuo. Sendo assim, o comportamento gestalt quanto ao do behaviorismo definem a psicologia como uma ciência responsável pelo estudo do comportamento. Para os gestalt, ele não deveria ser estudado levando em consideração a alterações da percepção e do estímulo.
     A gestalt em fenômeno da percepção encontra as condições para a compreensão do comportamento de acordo com que determina o estímulo que desencadeia o comportamento. Se nos elementos percebidos não houver equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade será difícil alcançar a boa forma. Os elementos devem ser apresentados em aspectos básicos.
    O meio geográfico se refere basicamente ao meio físico em termos objetivos. Diferente do meio comportamental que é o meio resultante da interpretação do individuo com o meio físico implicando assim, a interpretação através de percepção.
    O campo psicológico tem como objetivo nos levar a procurar a boa forma, ele funciona como um campo eletromagnético, tendo como objetivo a melhor forma possível.
      Nem toda as situações vividas apresentam-se de forma clara para uma percepção imediata dificultando assim, o processo de aprendizagem e impedindo a relação parte/ todo. Esse fenômeno é nomeado pelo gestalt por insight.
      Kurt lewn trabalhou 10 anos na universidade de Berlim, juntamente com alguns pioneiros da gestalt, marcando assim sua teoria de campo. Lewn partiu da teoria gestalt um conhecimento novo e genuíno. Ele deixou a psicofisiologia e buscou na física a base para sua psicologia: “o espaço vital”.
      Para a constituição desse campo, as amizades, os objetivos conscientes e inconscientes, os sonhos e os medos são essenciais como qualquer ambiente físico. Lewn tem uma realidade fenômica que pode ser compreendida como um meio comportamental da gestalt.
     Para Lewn, praticamente todos os momentos da vida se dão no interior de grupos, definindo-os como sendo a interdependência de seus membros. Sendo assim, Lewn criou o conceito de campo social, formado pelo grupo e seu ambiente. 


  • MATRIX
O filme ''Matrix'' tem um formato e abundância de origens permitem interpretações psicológicas, filosóficas e científicas, aborda a existência de duas realidades: A do nosso dia dia e a outra fantasiosa, ligada ao virtual, que é completada pelo cotidiano e é chamado de Matrix.

Gestalt diz que o conhecimento precisa ser formado de partes através de um todo, cada detalhe é importante para a formação e percepção do cerebro. Uma imagem pode ser interpretada de formas diferentes, podendo até sumir da realidade, fazendo assim, uma relação com o filme Matrix.
A importância de interpretar é o foco do filme. Realidade X Ideologia. 
No filme, a realidade passa a ser apenas uma parte do todo e o todo passa a ser a ideologia.
 
 

2 comentários: